segunda-feira, 9 de maio de 2011

Propósito


 Qual o seu propósito?

Lucius nunca fora um cachorro comum, vivia querendo ajudar. Pegava uma sacola que caia no chão, trazia a revista que o motoqueiro jogava no quintal e até brincava com as crianças enquanto a mãe estava ocupada. Ninguém havia visto um cão tão prestativo, ele nunca parava, pelo menos até aquele dia.

Numa manhã fria de inverno, a família de Lucius teve um grave acidente. Ele estava junto e fez o que pode para ajudar, inclusive correr para chamar ajuda, mas já era tarde demais. Desde esse dia nunca mais foi o mesmo, vivia triste e parado pelos cantos, aquela vontade de ajudar sumira junto com o brilho de seus olhos.

Ele ficara sob os cuidados dos vizinhos até que um familiar distante viesse resolver tudo, mas ao chegar disse que não queria o cachorro. Pobre Lucius, sem família e rejeitado foi parar no abrigo para cães. Mas lá algo aconteceu. Passava nesse dia pelo abrigo uma equipe que treinava cães guias para deficientes visuais, querendo um cão para treinar. Como que por mágica, ou talvez por achar alguém parecido com os antigos donos, ele começou a latir muito e ao chegarem perto para ver o que era, uma sacola caiu no chão, no mesmo instante o cão pegou a sacola e a devolveu para o dono.

Todos se olharam como que dizendo, é este, e então Lucius foi levado para o centro de treinamento. Nunca viram um cão aprender tão rápido e estar tão feliz com o que fazia. Logo foi determinado que fosse fazer sua adaptação com uma menina que nascera sem a visão, e novamente foi tudo tão rápido que rapidamente já estava morando com ela.

Para muitos, ao vê-los passar, era apenas mais um cão com sua dona, mas quem o conhecia sabia, Lucius era um cão com um novo propósito de vida.

Joakim Antonio

Consideração final:

Existem muitas pessoas tristes ultimamente, sem saber o porquê, passando dias e dias a procurar o que as alegrem, só que nada consegue. Não têm um propósito de vida, é gostoso viver sem preocupações deixando a vida nos levar, mas uma hora parece que falta algo mais. Muitos citam exemplos de pessoas que praticamente não fazem nada, só viver no luxo e são muito felizes, mas devemos tomar cuidado, primeiro porque tudo tem exceção e segundo porque não estamos vendo o lado de lá, que só os mais próximos, e às vezes nem eles, conhecem.

Muitas vezes me vejo fazendo muito menos do que poderia, não sinto um vazio de propósito, mas tenho um sentimento de que estou fazendo tão pouco, afinal meu dia tem as mesmas 24 horas de todos. Então paro e tento analisar onde estou errando e como continuar o que me comprometi a fazer. É fácil ter um propósito apenas por ter, mas por em prática e dar continuidade, é o que fará nos sentirmos melhor com nós mesmos.

Hoje é o dia 20 e a terceira semana de um Convite a uma jornada , o assunto de hoje é compromisso na compaixão, propósito.


Imagem: Guide dog by Daantje87

3 comentários:

  1. Lindíssimo recomeço para um cão que sempre teve propósito de vida.
    Lindíssimo seu texto!! Adorei!
    Não importa que os outros não saibam porque a verdade já basta por si mesma e o valor está intrínsico no que a ele confere.
    Parabéns!!
    Beijos e boa semana!!
    Carla

    ResponderExcluir
  2. Adorei a história de Lucius e aprendi muito, querido Joakim!

    Só você mesmo para nos trazer ensinamentos tão preciosos!

    Ter um propósito é TUDO na vida!

    Beijo carinhoso!!

    ResponderExcluir
  3. Gente! Tem um filme chamado “Sempre ao Lado” com o Richard Gere (muito lindo, mas..) em que ele vive um professor que passa a ter a Fidelidade Máxima do seu “Cão”.. muito lindo o filme! Chorei horrores, mas a lealdade me tocou muito.

    Sem propósito poucas coisas da vida fazem sentido, estou aprendendo a me dedicar o máximo em tudo.. pra aproveitar todas as chances. Beijo!

    ResponderExcluir

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...