segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pessoas



Dizem para sermos nós mesmos, senão podemos nos perder por inteiros. Poucos entendem que somos fragmentos de tempo, engrenagens móveis, insubstituíveis é verdade, mas todas trabalhando juntas, nos tornando um só.

Se cada momento nosso pudesse falar, teria uma personalidade própria. Com poucas divisões teríamos, o amoroso, o disciplinado, o alegre, o paciente, o honesto, o sonhador e o racional. Isso falando do lado bom, pois cada um tem sua contra parte, então somando os maus teríamos quatorze.

Agora imagine cuidar de todas essas personalidades. Muito trabalho, não é mesmo?

Alguns perguntam sobre a genialidade de Fernando Pessoa, basta dizer que ele se desmembrou em setenta e duas personalidades, incluindo o próprio, sendo mais conhecidas Alberto Caieiro,  Álvaro de Campos e Ricardo Reis, cada um com sua própria biografia.

Hoje comemora-se o 123° aniversário de Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de Junho de 1888 — Lisboa, 30 de Novembro de 1935), mais conhecido como Fernando Pessoa, considerado um dos maiores poetas da Língua Portuguesa, e da Literatura Universal, muitas vezes comparado com Luís de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou a sua obra um "legado da língua portuguesa ao mundo". 

O poema, Se depois de eu morrer, é de Alberto Caieiro uma da pessoas de Fernando.

Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples
Tem só duas datas — a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.

Sou fácil de definir.
Vi como um danado.
Amei as coisas sem sentimento nenhum.
Nunca tive um desejo que não pudesse realizar, porque nunca ceguei.
Mesmo ouvir nunca foi para mim senão um acompanhamento de ver.
Compreendi que as coisas são reais e todas diferentes umas das outras;
Compreendi isto com os olhos, nunca com o pensamento.
Compreender isto com o pensamento seria achá-las todas iguais.

Um dia deu-me o sono como a qualquer criança.
Fechei os olhos e dormi.
Além disso, fui o único poeta da Natureza.


Na continuação há  uma animação do Poema em linha reta de Álvaro de Campos outra das Pessoas de   Fernando, declamado por Paulo Autran, Coloquei separado pois ao abrir, ele começa a tocar automaticamente.

Clique em Mais informações, no link abaixo, para ver a animação. Para pausar a reprodução, clique com o botão direito do mouse nela e depois em Reproduzir.




2 comentários:

  1. Você tá profissa meu amor..hihi

    Essa multiplicidade que habita em nós é que nos torna interessantes

    beeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Olá Joakim
    Fernando Pessoa um dos maiores poetas de todos os tempos, para mim insubstituível. S[o temos a agradecer pelo legado que nos deixou.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

"Quando escrevo minhas idéias tornam-se a pena e minha alma a tinta, por isso quando você lê, você me sente."

Deixe-me saber o que você sente.

Obrigado por comentar!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...